sábado, 30 de julho de 2011

Chineses na Terra

Texto de Chiquito

CHINESES NA TERRA

No dia 11 de junho p. passado, tivemos a oportunidade de receber em Formosa do Rio Preto uma comitiva formada por dirigentes da Câmara Setorial de Negócios Internacionais com a China, trazendo empresários daquele país, cuja recepção deu-se no Sindicato dos Produtores Rurais. É bem sabido que empresários chineses vêm manifestando interesse em ampliar suas relações comerciais com o Brasil, sobretudo focando regiões com perspectivas de crescimento, a exemplo da Região Oeste da Bahia, onde a nossa Formosa está inserida e demonstrando excelente projeção no mercado do agronegócio.
Nesse primeiro passo, observa-se que os chineses vieram com uma finalidade específica e determinada: saber sobre a produção e criação de jumentos, haja vista o seu interesse na aquisição do couro e carne do animal. O couro, como matéria prima, cientificamente usada na medicina milenar, oriental. A carne, por ser considerada mais saudável e nobre, superando, na procura e no preço, a carne do boi.
Finda uma rápida explanação, formou-se um grupo de 16 pessoas, que tomou rumo, em carreata, à Coaceral, passando pelo Assentamento Canadá, onde os chineses  tiveram a oportunidade  de estar com o que, insistentemente, mais queriam: ver  jumentos. Satisfeitos, em seguida foram levados até a fazenda dos Pradela, na região da Coaceral, onde tiveram a oportunidade de ver, saber mais, conhecer melhor e admirar a nossa produção de soja, milho, arroz e algodão. Admirados e satisfeitos, retornaram do passeio, depois de poderem testemunhar o tamanho da agricultura no Brasil, na Bahia, no Oeste baiano e especialmente em Formosa do Rio Preto. Chegando à cidade, já bem tarde do dia, o evento teve o seu encerramento por volta das 16 horas, com um almoço oferecido à margem do Rio Preto.
Assim, Formosa se fez presente!

Em 11.07.2011

Minha lista de blogs